Pós-Graduação Lato Sensu em Educação
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
- Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Educação
- Grande área: Educação
- Coordenador do curso e sua titulação: Airton Williams Vasconcelos Barboza (Doutor em Educação; especialista em Ciências da Religião)
CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: O curso tem 8 (oito) disciplinas e será ministrado em 8 (oito) módulos, sendo um para cada disciplina. Cada módulo terá a duração de quatro encontros.
- CARGA HORÁRIA: 420 horas
- HORÁRIO: às segundas e terças feiras, das 19:30 às 22:30 horas
- TIPO: Especialização/Pós-graduação Lato Sensu
- PERIODICIDADE DO CURSO: semanal/modular
- MODALIDADE DO CURSO: On-line
- PÚBLICO ALVO: Educadores e interessados no processo educacional.
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS DO CURSO
- Objetivos do curso:
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO
- PROCESSO SELETIVO
- Pré-requisito: Graduação reconhecida pelo MEC.
- PROCESSO DE AVALIAÇÃO: O desempenho do aluno será aferido através dos trabalhos de conclusão de cada módulo, seminários, artigos e demais atividades constantes dos programas das disciplinas.
- INÍCIO DAS AULAS – 01 de Abril de 2024
INVESTIMENTO
12x R$260,00 sem juros no cartão de crédito ou R$2.600,00 à vista no PIX
Disciplinas
Estudo da história da pedagogia e sua correlação com a epistemologia proposta pelo pensamento cristão a partir de Jan Amos Comenius, pai da pedagogia moderna.
Estudo do método científico e sua correlação com as áreas do conhecimento sob pressupostos cristãos.
Estudo da educação cristã e cosmovisão cristã, destacando conceitos e personagens da filosofia e sociologia e suas principais contribuições. Envolve análise dos principais fundamentos filosóficos para a prática da educação cristã.
Estudo das principais correntes educacionais e os vínculos relacionais com a epistemologia cristã.
A disciplina propõe discutir o conceito de currículo, pensar seus elementos constitutivos implícitos e explícitos. Refletir sobre a inter-relação entre cultura e currículo e as visões das ciências sociais, da antropologia e psicologia quanto ao papel e abrangência de um currículo.
Também visa abordar e discutir as possibilidades e entraves na construção de um currículo com perspectiva cristã.
E, por fim, refletir sobre a função do currículo na atualidade e as implicações de um currículo na perspectiva cristã, considerando as bases epistemológicas da sociedade pós moderna. Para tanto, temas como cultura, liberdade e escolarização serão abordadosà luz da perspectiva de um currículo cristão fundamentado na inspiração e suficiência das Escrituras.
Estudo das principais correntes sobre o processo ensino-aprendizagem, à luz de propostas advindas da psicopedagogia e da neurolinguística.
Estudo das principais epistemologias, seus fundamentos e sistemas e a contribuição da educação cristã para o debate.
Estudo da história do Ensino Superior no Brasil e legislação básica. Didática do ensino superior quanto ao planejamento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Princípios cristãos no exercício da docência no contexto universitário. Normatização e elaboração de trabalhos acadêmicos.