Pós-Graduação Lato Sensu em Educação

Pós-Graduação em Aconselhamento Bíblico em Teresina

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

  • Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Educação
  • Grande área: Educação
  • Coordenador do curso e sua titulação: Airton Williams Vasconcelos Barboza (Doutor em Educação; especialista em Ciências da Religião)

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: O curso tem 8 (oito) disciplinas e será ministrado em 8 (oito) módulos, sendo um para cada disciplina. Cada módulo terá a duração de quatro encontros.

  • CARGA HORÁRIA: 420 horas
  • HORÁRIO: às segundas e terças feiras, das 19:30 às 22:30 horas
  • TIPO: Especialização/Pós-graduação Lato Sensu
  • PERIODICIDADE DO CURSO: semanal/modular
  • MODALIDADE DO CURSO: On-line
  • PÚBLICO ALVO: Educadores e interessados no processo educacional.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS DO CURSO

JUSTIFICATIVA:
Todo processo educacional é resultante de uma série de epistemologias necessárias à constituição do mesmo como modelo científico aceitável e verificável em sua prática. Assim, muitas epistemologias, por meio de escolas, propuseram caminhos motriz para a construção de um processo ensino-aprendizagem eficaz. Entre tais epistemologias, há de se considerar a epistemologia cristã, responsável pela criação de instituições como as universidades de Harvard, Cambridge, Oxford e tantas outras.
 
  • Objetivos do curso:
(1)  OBJETIVO GERAL: Proporcionar uma visão clara e prática da epistemologia cristã e sua contribuição para o processo ensino-aprendizagem.
(2)  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Examinar a relação interdisciplinar entre a epistemologia cristã e as demais para a construção de um diálogo que enriqueça a prática docente.
b) Descrever com clareza e praticidade os elementos constitutivos de uma genuína educação calcada em epistemologia cristã.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

  • PROCESSO SELETIVO
  • Pré-requisito: Graduação reconhecida pelo MEC.
  • PROCESSO DE AVALIAÇÃO: O desempenho do aluno será aferido através dos trabalhos de conclusão de cada módulo, seminários, artigos e demais atividades constantes dos programas das disciplinas.
  • INÍCIO DAS AULAS – 01 de Abril de 2024

INVESTIMENTO

12x R$260,00 sem juros no cartão de crédito ou R$2.600,00 à vista no PIX

Disciplinas

Estudo da história da pedagogia e sua correlação com a epistemologia proposta pelo pensamento cristão a partir de Jan Amos Comenius, pai da pedagogia moderna.

Estudo do método científico e sua correlação com as áreas do conhecimento sob pressupostos cristãos.

Estudo da educação cristã e cosmovisão cristã, destacando conceitos e personagens da filosofia e sociologia e suas principais contribuições. Envolve análise dos principais fundamentos filosóficos para a prática da educação cristã.

Estudo das principais correntes educacionais e os vínculos relacionais com a epistemologia cristã.

A disciplina propõe discutir o conceito de currículo, pensar seus elementos constitutivos implícitos e explícitos. Refletir sobre a inter-relação entre cultura e currículo e as visões das ciências sociais, da antropologia e psicologia quanto ao papel e abrangência de um currículo.
Também visa abordar e discutir as possibilidades e entraves na construção de um currículo com perspectiva cristã.
E, por fim, refletir sobre a função do currículo na atualidade e as implicações de um currículo na perspectiva cristã, considerando as bases epistemológicas da sociedade pós moderna. Para tanto, temas como cultura, liberdade e escolarização serão abordadosà luz da perspectiva de um currículo cristão fundamentado na inspiração e suficiência das Escrituras.

Estudo das principais correntes sobre o processo ensino-aprendizagem, à luz de propostas advindas da psicopedagogia e da neurolinguística.

Estudo das principais epistemologias, seus fundamentos e sistemas e a contribuição da educação cristã para o debate.

Estudo da história do Ensino Superior no Brasil e legislação básica. Didática do ensino superior quanto ao planejamento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Princípios cristãos no exercício da docência no contexto universitário. Normatização e elaboração de trabalhos acadêmicos.

Faça sua inscrição ainda hoje!