Hermenêutica Bíblica

PÓS GRADUAÇÃO

Cursos Descrição

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

  • Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Hermenêutica Bíblica.
  • Grande área: Teologia.
  • Coordenador do curso e sua titulação: Airton Williams (Mestre em Teologia Exegética; pós-graduado em Ciências da Religião).

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

Período de realização:

O curso tem 10 (dez) disciplinas e será ministrado em 10 (dez) módulos, um para cada disciplina. Os módulos específicos terão a duração de oito encontros; os módulos gerais, seis encontros.

Ao final do curso será exigida a elaboração de um TCC, contendendo entre 15 – 60 páginas, que deverá ser entregue no prazo de até seis meses após a conclusão da ultima disciplina cursada.

O cronograma anexo oferece uma visão completa das disciplinas, datas e tempo para entrega dos trabalhos.

CARGA HORÁRIA

420 horas.

HORÁRIO

Quinta a sábado 1 vez por mês. (Quinta e sexta 19h30 às 22h30 e Sábado 8h às 17h).

TIPO

Especialização/Pós-graduação Lato Sensu.

PERIODICIDADE DO CURSO

Mensal.

MODALIDADE

Presencial.

PÚBLICO ALVO

Pastores, comunicadores religiosos, pregadores leigos e ao público em geral; portadores de diploma reconhecido pelo MEC de bacharelado em Teologia ou áreas afins.

JUSTIFICATIVA

O estudo hermenêutico é um dos mais antigos na história das ciências, pois lhes confere subsídios para o desenvolvimento acadêmico e científico. Por causa disso, sua relevância, em qualquer área do saber, é inconteste.

Na área teológica, a hermenêutica se apresenta como um dos pilares, pois a teologia deriva seu conhecimento da revelação escriturística de Deus e sua vontade. Assim, é mister que o teólogo domine as estruturas de compreensão literária, linguística e histórica do texto do qual propõe construir o saber religioso.

OBJETIVOS DO CURSO

  1. OBJETIVO GERAL:
    • Atualização e aprofundamento na área de hermenêutica bíblica, visando um diálogo interdisciplinar com as demais áreas do estudo linguístico-textual que facilite a correta interpretação do texto bíblico.
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
    • Rever os principais tópicos da hermenêutica sacra à luz das novas abordagens;
    • Interagir o processo hermenêutico clássico com as propostas advindas da Análise do Discurso.
    • Estabelecer princípios sólidos para a construção de uma metodologia exegética que seja interdisciplinar.

ESTRUTURA

  • Processo seletivo
    • Pré-requisito: Graduação reconhecida pelo MEC.
    • Inscrições: Serão feitas mediante a apresentação do certificado de conclusão do curso de graduação, reconhecido pelo MEC. No ato da inscrição deverá ser apresentado o curriculum vitae e agendadas as datas para a entrevista com o coordenador do curso e o exame seletivo.
  • Processo de avaliação: O desempenho do aluno será aferido através dos trabalhos de conclusão de cada módulo, seminários, artigos e demais atividades constantes dos programas das disciplinas.
  • Trabalho de Conclusão de Curso: Monografia, artigos e afins, elaborados pelo aluno, em tempo hábil, com orientação e acompanhamento de um professor, indicado pelo coordenador do curso, contendo entre 30-60 páginas, que será apresentada a uma Banca Examinadora e diante dela defendida.

INVESTIMENTO

16 parcelas de R$ 279,00 (duzentos e cinquenta reais). O aluno que efetuar seu pagamento até o dia 10 de cada mês, obterá um desconto de 10% reduzindo sua parcela para R$ 251,10.

Brugenn, Jakob van. Para Ler a Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã.

Dockery, David S. Hermenêutica Contemporânea. São Paulo: Vida.

Dyck, Elmer (Org.). Ouvindo a Deus: uma abordagem multidisciplinar da leitura bíblica. São Paulo: Shedd.

Fee, Gordon e Stuart, Douglas. Entendes o que lês? São Paulo: Vida Nova.

_______________________. Manual de Exegese Bíblica. Sã Paulo: Vida Nova.

Longmann III, Tremper. Lendo a Bíblia com o Coração e a Mente. São Paulo: Cultura Cristã.

Lopes, Augustus Nicodemus. A Bíblia e seus Intérpretes. São Paulo: Cultura Cristã.

Mesters, Carlos. Por trás das Palavras. Petropólis: Vozes.

Osborne, Grant R. A Espiral Hermenêutica. São Paulo: Vida Nova.

Ricoeur, Paul. Ensaios sobre a Interpretação Bíblica. São Paulo: Fonte Editorial.

Silva, Moisés e Kaiser, Walter C. Introdução à Hermenêutica Bíblica. São Paulo: Cultura Cristã.

Vanhoozer, Kevin. Há um significado neste texto? São Paulo: Vida.

Metodologia da Pesquisa Científica (30 h/a): Visão da Ciência e Método Científico com ênfase na execução de pesquisas e na produção de trabalhos científicos.

Metodologia do Ensino superior (30 h/a): Reflexão sobre o processo educacional no Ensino Superior e sua importância no contexto social considerando o significado e o valor da metodologia no fazer docente do Ensino Superior

História da Hermenêutica (30 h/a): Estudo do desenvolvimento da Hermenêutica e suas escolas ao longo da História, desde o período intertestamentário até o século XXI.

Epistemologia Hermenêutica I: A Bíblia como Palavra de Deus (30 h/a): Estudo da formação canônica da Bíblia e suas implicações quanto à sua natureza e princípios hermenêuticos específicos.

Epistemologia Hermenêutica II: A Bíblia como Literatura (30 h/a): Estudo dos aspectos literários da Bíblia e suas implicações hermenêuticas.

Hermenêutica e Pregação (30 h/a): Estudo da relação entre Hermenêutica e Pregação no contexto da proclamação eclesiástica.

Linguística Textual Aplicada à Bíblia (45 h/a): Estudo da contribuição da Linguística Textual para a elaboração de uma Hermenêutica com ênfase no discurso.

Estudo de Gêneros Literários da Bíblia (45 h/a): Estudo dos principais Gêneros Literários e suas particularidades hermenêuticas.

Estudo do Sitz im Leben Textual (45 h/a): Estudo do ambiente histórico formativo do texto bíblico e suas implicações hermenêuticas.

A Hermenêutica e o Problema do Significado (45 h/a): Estudo da dimensão do significado do discurso à luz da Semiótica e a Análise do Discurso.