Pós-graduação em Aconselhamento Bíblico e Transtornos Mentais
- Identificação do projeto
- Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Aconselhamento Bíblico e Transtornos Mentais
- Grande área: Teologia Pastoral
- Coordenador do curso: Dr. Daniel Berger
- Caracterização do curso
- Período de realização:
- Duração: 12 meses
- Carga horária: 420 horas
- Horário: 1 semana por mês de segunda à sexta, das 20:00 às 22:30.
- Tipo: Especialização/Pós-graduação Lato Sensu
- Periodicidade do curso: Encontros mensais de uma semana
- Modalidade do curso: Híbrida (presencial e on-line)
- Público alvo: Pastores, líderes religioso, psicólogos e ao público em geral; portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC.
- Justificativa e objetivos do curso:
- Até meados do século XX a tarefa pastoral incluía o aconselhamento bíblico e este, por sua vez, atendia casos que hoje são considerados transtornos mentais.
- Com o avanço dos estudos da biomedicina, está estabelecido hoje que os cuidados mentais incluem uma dinâmica holística do homem, havendo dimensões fisiológicas e psicológicas que devem ser contempladas no processo de cura e restauração do indivíduo afeta pelo diagnóstico psiquiátrico.
- Assim, a partir do estabelecimento dos construtos psiquiátricos já bem estabelecidos, a dimensão do cuidado da alma recoloca o Aconselhamento Bíblico como ferramenta importante no processo de ajuda àqueles que sofrem em sua existência.
- Objetivos do curso:
(1) Objetivo Geral: Capacitação de conselheiros que saibam interpretar os problemas psico-existenciais à luz da Palavra de Deus, a fim de orientar os aconselhandos num processo de libertação e crescimento espiritual.
(2) Objetivos Específicos:
- Fomentar a elaboração de uma metodologia bíblica na abordagem dos conflitos existenciais manifestos nos transtornos da mente;
- Construir referenciais teóricos e práticos que fomentem ajuda efetiva para os conflitos existenciais à luz da Palavra de Deus.
- Fundamentar, biblicamente, uma perspectiva antropológica que ajude a compreender a personalidade humana e seus conflitos.
- Estrutura e funcionamento do curso
- Processo seletivo
- Pré-requisito: Graduação reconhecida pelo MEC.
- Inscrições: Serão feitas mediante a apresentação do certificado de conclusão do curso de graduação, reconhecido pelo MEC.
- Processo de avaliação: O desempenho do aluno será aferido através dos trabalhos de conclusão de cada módulo, seminários, artigos e demais atividades constantes dos programas das disciplinas.
- Investimento Pós-graduação: 15 parcelas de R$ 360,00 . ((valor com desconto de 10% para pagamento até o dia 10 de cada mês).
Início: dia 05 de Fevereiro de 2024.
Disciplinas
Professor: Dr. Daniel R. Berger II – ZOOM
Poucas pessoas hoje sabem onde começou o conceito de doença mental na história. Menos ainda compreendem as crenças filosóficas necessárias para sustentar o construto atual. Esta disciplina discutirá essas questões fundamentais, estudará as figuras-chave responsáveis pela criação do sistema de saúde mental atual e, no processo, dotará os participantes de discernimento para compreender como os teóricos seculares e muitas culturas ao redor do mundo determinam agora quem é normal e quem é anormal.
Professor: Dr. Mark Shaw – ZOOM
Os transtornos de dependência/abuso de substâncias são algumas das primeiras construções sociais que foram transformadas em supostas doenças mentais no início do século XIX. Antes desta transformação, a procura de substâncias era vista como adoração e dependência descabidas, e não como uma doença herdada geneticamente. As aulas desta semana se concentrarão nas perspectivas seculares e cristãs para as mesmas mentalidades, emoções e comportamentos, e equiparão o participante para aconselhar de uma forma que forneça esperança e uma solução genuína para o que foi enquadrado como uma situação desesperadora.
Professor: Dr. Airton Williams – PRESENCIAL
Compreender o desígnio de Deus para a natureza humana é de vital importância para ajudar o povo de Deus no aconselhamento. Além disso, campos científicos válidos (por exemplo, neuroplasticidade, epigenética e os efeitos placebo/nocebo) oferecem uma perspectiva diferente daquela que o humanismo secular e o materialismo venderam como fato científico. As aulas desta semana abordarão a conexão mente-corpo e mostrarão o desígnio de Deus para que a alma/psique controle o corpo, e não o contrário.
Professor: –Dr. Daniel Berger II – ZOOM (Talvez presencial)
Esta disciplina examinará as teorias seculares populares dentro do bio-reducionismo, como a teoria bayesiana de inferência, o modelo diátese-estresse, a teoria genética da doença mental e porque as variações somáticas no corpo que são consideradas etiologias (causas) são, na verdade, efeitos compartilhados. Questões importantes como a influência da cannabis, do álcool e dos problemas de sono também serão examinadas. Além disso, os conceitos fenomenológicos de transtorno psiquiátrico serão comparados/contrastados com deficiências biológicas válidas, como autismo e demência.
Professor: Dr. Warren Lamb – Presencial
Existe alguma verdade na psicologia secular? Existe alguma verdade na psicologia secular que não seja encontrada primeiro nas Escrituras? Nesta semana de aulas, “estudar a alma” e restaurar a alma serão examinados e comparados a partir de duas cosmovisões diferentes: bíblica e humanística. Os ensinamentos de Cristo e os ensinamentos do pai da psicologia moderna (Wilhelm Wundt) serão comparados e contrastados. Além disso, os participantes aprenderão como discernir ideias humanísticas à medida que leem a psicologia secular.
Professor: –Dr. Atam ABBI, MD. – Presencial
Muitas pessoas acreditam que as drogas psicotrópicas são medicamentos válidos para tratar a mente. Mas serão essas drogas poderosas um verdadeiro mecanismo de cura? As discussões nesta aula examinarão as diferenças entre a teoria da ação das drogas e os benefícios terapêuticos das drogas psicotrópicas. Além disso, esta aula ganhará uma perspectiva bíblica sobre o propósito e as advertências de Deus sobre drogas psicotrópicas para o crente e como a abstinência de drogas normalmente produz efeitos colaterais em série, que são regularmente confundidos com sintomas de supostas doenças mentais.
Professora: Dra. Julie Ganschow – PRESENCIAL
Trauma e estresse pós-traumático são palavras da moda na cultura atual. Mas aqueles que passaram por experiências traumáticas estão profundamente magoados e são regularmente diagnosticados com um transtorno psiquiátrico. Em vez de serem ajudados, os sobreviventes pós-traumáticos são normalmente drogados e considerados anormais. Esta semana de aulas definirá o que é trauma de uma perspectiva bíblica e lógica, bem como equipará os participantes com maneiras práticas de aconselhar os necessitados.
Professor: – Setembro – ZOOM
Esta semana de aulas examinará a síndrome da depressão do DSM-5 e a comparará com a verdade bíblica e com as evidências empíricas para determinar sua verdadeira natureza. Algumas das principais questões que serão respondidas são: (1) A depressão é principalmente um problema físico ou um aspecto espiritual da natureza humana? (2) Existe uma definição subjetiva de depressão ou é uma construção social que representa diferentes lutas para diferentes pessoas? (3) A depressão é normal ou anormal? (4) Há esperança para a depressão? (5) Quais são os termos e conceitos bíblicos que são importantes nesta discussão? Estas e muitas outras questões serão abordadas a fim de equipar o conselheiro para compreender e oferecer aconselhamento bíblico de forma prática.
Professor: João Geraldo De Mattos Neto (Mestre) – Outubro – PRESENCIAL
Durante esta semana, as modernas construções psiquiátricas de psicose (por exemplo, esquizofrenia, bipolaridade, transtorno dissociativo de identidade…) e a teoria secular referida como “abordagem dimensional” serão examinadas com mais cuidado e comparadas com os primeiros exemplos históricos registrados de psicose. Da mesma forma, o conteúdo e a causa dos delírios e alucinações serão investigados mais detalhadamente. A loucura é realmente uma anormalidade ou o que foi enquadrado como doença mental é um aspecto infeliz e prejudicial da natureza humana normal?
Professor: Paulo Tavares (Doutorando) – Novembro – PRESENCIAL
O número de crianças rotuladas como tendo TDAH e estigmatizadas como anormais continua a crescer rapidamente. Controvérsias e mal-entendidos cercam o tema do TDAH e, apesar dos avanços tecnológicos, os principais médicos e teóricos ainda carecem de respostas válidas para explicar ou remediar as mentalidades e comportamentos conhecidos como TDAH. Ninguém, em nenhum dos lados da questão, nega que as crianças estão a ter dificuldades e a comportar-se mal, mas a forma como esses comportamentos são percebidos, interpretados e abordados é regularmente objeto de discordância. A Bíblia oferece uma abordagem única e confiável para interpretar e resolver os comportamentos conhecidos hoje como TDAH. As aulas desta semana começarão a discussão abordando as filosofias subjacentes e a história que criaram a construção. Os participantes serão capazes de discernir melhor biblicamente as crianças rotuladas como tendo TDAH, a melhor forma de ajudá-las e também obter clareza geral sobre a construção psiquiátrica.