Pós-graduação em Aconselhamento Bíblico

PÓS GRADUAÇÃO

Cursos Descrição

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
  • Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Aconselhamento Bíblico.
  • Grande área: Teologia.
  • Coordenador do curso e sua titulação: Airton Williams (Mestre em Teologia; pós-graduado em Ciências da Religião; Especialização em Aconselhamento Bíblico).
CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

Período de realização:

– O curso tem 10 (dez) disciplinas e será ministrado em 10 (dez) módulos, um para cada disciplina.

– O curso tem 18 meses de duração, sendo 12 (doze) para realização dos estudos e mais 6 (seis) para apresentação de TCC.

– Ao final do curso será exigida a elaboração e apresentação de um TCC, contendo entre 15 – 60 páginas, que deverá ser entregue no prazo de até seis meses após a conclusão da última disciplina cursada.

CARGA HORÁRIA

420 horas.

TIPO

Especialização/Pós-graduação Lato Sensu.

PERIODICIDADE DO CURSO

Mensal.

MODALIDADE PRESENCIAL
Início: 05/08/2021
Horário: 19h30 as 22h30, Aula 1x por semana as quintas-feiras.

Endereço: IBRA – Igreja Bíblica Reformada da Aliança – ed. Praimar – lj 3 – CNF 1/3 – Taguatinga norte.

MODALIDADE EAD (ONLINE)
Início: 05/08/2021
Horário: 19h30 as 22h30, Aula 1x por semana as quintas-feiras.

Funcionalidade: Aulas através do aplicativo zoom para todo o Brasil.

PÚBLICO ALVO

Pastores, líderes religiosos, pregadores leigos, psicólogos e ao público em geral que tenham diploma reconhecido pelo MEC de bacharelado em Teologia ou áreas afins.

JUSTIFICATIVA

Até meados do século XX a tarefa pastoral incluía o aconselhamento bíblico. Com o avanço do pensamento humanista sobre as estruturas teológicas, esta responsabilidade foi relegada à psicologia. Todavia, o cuidar e o aconselhar andam juntos na tarefa pastoral, havendo necessidade de se resgatar esta dinâmica na comunidade eclesiástica. Assim, este curso visa formar conselheiros cristãos aptos a ajudar pessoas em suas crises existenciais, à luz da Palavra de Deus.

OBJETIVOS DO CURSO
  1. OBJETIVO GERAL:
    • Capacitação de conselheiros que saibam interpretar os problemas existenciais à luz da Palavra de Deus, e orientar os aconselhandos num processo de libertação e crescimento espiritual.
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
    • Fomentar a elaboração de uma metodologia bíblica na abordagem dos conflitos existenciais;
    • Construir referenciais teóricos e práticos na solução de conflitos à luz da Palavra de Deus.
    • Fundamentar, biblicamente, uma perspectiva antropológica que ajude a compreender a personalidade humana e seus conflitos.
ESTRUTURA
  • Processo seletivo
    • Pré-requisito: Graduação reconhecida pelo MEC.
    • Inscrições: Serão feitas mediante a apresentação do certificado de conclusão do curso de graduação, reconhecido pelo MEC. No ato da inscrição deverá ser apresentado o curriculum vitae e agendadas as datas para a entrevista com o coordenador do curso e o exame seletivo.
  • Processo de avaliação: O desempenho do aluno será aferido através dos trabalhos de conclusão de cada módulo, seminários, artigos e demais atividades constantes dos programas das disciplinas.
  • Trabalho de Conclusão de Curso: Monografia, artigos e afins, elaborados pelo aluno, em tempo hábil, com orientação e acompanhamento de um professor, indicado pelo coordenador do curso, contendo entre 15-60 páginas, que será apresentada a uma Banca Examinadora e diante dela defendida.
INVESTIMENTO

16 parcelas de R$ 279,00 (Duzentos e setenta e nove reais). O aluno que efetuar o pagamento até o dia 10 de cada mês, obterá um desconto de 10%!!

FUNCIONAMENTO DO CURSO

O curso ocorrerá uma vez por semana, sendo transmitido através da internet (via aplicativo ou site), conforme orientação do professor ao aluno. O aluno deverá estar presente nos horários das aulas, que serão transmitidas ao vivo. Cabe ao aluno disponibilizar os meio (através de equipamentos) para ter acesso as aulas.

ADAMS, Jay E. Conselheiro Capaz. São Paulo: Editora Fiel.

____________. Manual do Conselheiro Cristão. São Paulo: Editora Fiel.

____________. Teologia do Aconselhamento Cristão. Ceará: Peregrino

BABLER, John e ELLEN, Nicolas. (Organizadores). Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico e Suas Aplicações Práticas. São Paulo: Nutra Publicações.

FITZPATRICK, Elyse. Ídolos do Coração. São Paulo: Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos.

GOMES, Wadislau Martins. Aconselhamento Redentivo. São Paulo: Cultura Cristã.

KELLEMEN, Bob, MACDONALD, James MacDonald, e VIARS Steve. Aconselhamento Biblico Cristocêntrico. São Paulo: EBR

LAMBERT, Heath. Teologia do Aconselhamento Bíblico. Ceará: Peregrino.

MacARTHUR, John e WAYNE, A. Mack. Introdução ao Aconselhamento Bíblico. São Paulo: Hagnos.

POWLISON, David. Ídolos do coração e feira das vaidades. Brasília: Refúgio.

________________. Uma Nova Visão. São Paulo: Cultura Cristã

TRIPP, Paul. Instrumentos nas Mãos do Redentor. São Paulo: Nutra.

1. Metodologia da pesquisa científica (30 h/a): Visão da Ciência e Método Científico com ênfase na execução de pesquisas e na produção de trabalhos científicos.

2. Metodologia do Ensino Superior: Reflexão sobre o processo educacional no Ensino Superior e sua importância no contexto social considerando o significado e o valor da metodologia no fazer docente do Ensino Superior

3. Fundamentos Bíblicos-Teológicos do Aconselhamento Bíblico (30 h/a): Descrição dos fundamentos bíblicos que sustentam o aconselhamento.

4. Teoria da Personalidade à Luz da Bíblia (30 h/a): Estudo da personalidade humana à luz da Bíblia em diálogo crítico com a psicologia.

5. Princípios e Procedimentos no Aconselhamento Bíblico (45 h/a): Estudo dos princípios e procedimentos no aconselhamento bíblico.

6. Pregação e Aconselhamento Bíblico (30 h/a): Estudo da pregação como ferramenta de aconselhamento.

7. Aconselhamento Bíblico de Casais em casos de crise (45 h/a): Estudo dos principais conflitos familiares e suas intervenções bíblicas.

8. Aconselhamento Bíblico em Casos de Hábitos Escravizadores: estudo da dinâmica dos hábitos escravizadores e os procedimentos de intervenção bíblica.

9. Aconselhamento Bíblico e Bipsiquiatria: Estudo das patologias que originam problemas psicológicos e das doenças psicossomáticas.

10. Aconselhamento Bíblico e os Transtornos da Sexualidade: Estudo da natureza, propósito e distúrbios da sexualidade à luz da Bíblia.