Aconselhamento Bíblico em casos de Transtornos Mentais

PÓS GRADUAÇÃO

Cursos Descrição

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

  • Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Aconselhamento Bíblico em Casos de Transtornos Mentais.
  • Grande área: Teologia.
  • Coordenador do curso e sua titulação: Airton Williams (Mestre em Teologia; pós-graduado em Ciências da Religião; Especialização em Aconselhamento Bíblico).

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

Período de realização:

– O curso tem 10 (dez) disciplinas e será ministrado em 10 (dez) módulos, um para cada disciplina.

– O curso tem 18 meses de duração, sendo 12 (doze) para realização dos estudos e mais 6 (seis) para apresentação de TCC.

– Ao final do curso será exigida a elaboração e apresentação de um TCC, contendo entre 15 – 60 páginas, que deverá ser entregue no prazo de até seis meses após a conclusão da última disciplina cursada.

CARGA HORÁRIA

420 horas.

HORÁRIO

1 semana por mês, de quarta à sexta, das 19:30 às 22:30, e sábado das 8:00 às 12:00.

TIPO

Especialização/Pós-graduação Lato Sensu.

PERIODICIDADE DO CURSO

Mensal.

MODALIDADE

Presencial.

PÚBLICO ALVO

Pastores, líderes religiosos, pregadores leigos, psicólogos e ao público em geral que tenham diploma reconhecido pelo MEC de bacharelado em Teologia ou áreas afins.

JUSTIFICATIVA

Até meados do século XX a tarefa pastoral incluía o aconselhamento bíblico. Com o avanço do pensamento humanista sobre as estruturas teológicas, esta responsabilidade foi relegada à psicologia. Todavia, o cuidar e o aconselhar andam juntos na tarefa pastoral, havendo necessidade de se resgatar esta dinâmica na comunidade eclesiástica. Assim, este curso visa formar conselheiros cristãos aptos a ajudar pessoas em suas crises existenciais, à luz da Palavra de Deus.

OBJETIVOS DO CURSO

  1. OBJETIVO GERAL:
    • Capacitação de conselheiros que saibam interpretar os problemas existenciais à luz da Palavra de Deus, e orientar os aconselhandos num processo de libertação e crescimento espiritual.
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
    • Fomentar a elaboração de uma metodologia bíblica na abordagem dos conflitos existenciais;
    • Construir referenciais teóricos e práticos na solução de conflitos à luz da Palavra de Deus.
    • Fundamentar, biblicamente, uma perspectiva antropológica que ajude a compreender a personalidade humana e seus conflitos.

ESTRUTURA

  • Processo seletivo
    • Pré-requisitos: Graduação reconhecida pelo MEC.
    • Atuar na área médica.
    • Ter certificação de Conselheiro Bíblico ou cursos na área (desde que em Instituições reconhecidas pela SEBI).

INVESTIMENTO

Pagamentos: 24 parcelas de R$ 430,00 (valor com desconto para pagamento até o dia 10 de cada mês: R$ 350,00).

ENDEREÇO

Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil No Cruzeiro SRES Qd 2 – Cruzeiro Velho, Brasília – DF, 70648-010.

História e Fundamentos Filosóficos do Construto das Doenças Mentais

Professor: Daniel Berger (Ph.D)

Hoje, poucas pessoas sabem onde o conceito de doença mental começou na história. Menos ainda entendem as crenças filosóficas necessárias para sustentar a construção atual. Esta seção das aulas em bloco discutirá essas questões fundamentais, estudará os principais responsáveis pela criação do sistema de saúde mental atual e, nesse processo, equipará os participantes com discernimento para entender como os teóricos seculares e muitas culturas ao redor do mundo agora determinam quem é normal e quem é anormal.

Entendendo Trauma e Aconselhando Sobreviventes

Professor(a):

Trauma e estresse pós-traumático são palavras de ordem na cultura de hoje. Mas aqueles que sofreram uma experiência traumática estão sofrendo profundamente e são regularmente diagnosticados com um distúrbio psiquiátrico. Em vez de ajudar, os sobreviventes pós-traumáticos são tipicamente drogados e considerados anormais. Esta semana de aulas definirá o que é o trauma de uma perspectiva bíblica e lógica, além de equipar os participantes com maneiras práticas de aconselhar os necessitados.

O Projeto Divino da Natureza Dualista

Professor: Airton Williams (Th.M)

Compreender o design divini da natureza humana é de vital importância para ajudar o povo de Deus no aconselhamento. Além disso, campos científicos válidos (por exemplo, neuroplasticidade, epigenética e efeitos placebo/nocebo) oferecem uma perspectiva diferente da que o humanismo secular e o materialismo venderam como fato científico. As aulas desta semana abordarão a conexão mente-corpo e exibirão o design de Deus para que a alma/psique controle o corpo, e não o contrário.

Drogas Psicotrópicas, Ciência e Bíblia

Professor: Dr. Atom Abbi, M.D.

Muitas pessoas acreditam que drogas psicotrópicas são medicamentos válidos para o tratamento da mente. Mas essas drogas poderosas são realmente um mecanismo de cura? As discussões nesta classe examinarão as diferenças entre a teoria da ação das drogas e os benefícios terapêuticos das drogas psicotrópicas. Além disso, esta classe obterá uma perspectiva bíblica sobre o propósito de Deus e avisos sobre drogas psicotrópicas para o crente e como a retirada de drogas geralmente produz efeitos colaterais em série, que são regularmente confundidos por sintomas de supostas doenças mentais.

Entendendo “Doenças Mentais Graves” a partir de uma perspectiva bíblica

Professor: Pastor M. Div. João Geraldo de Mattos Neto

Durante esta semana, os construtos psiquiátricos modernos da psicose (por exemplo, esquizofrenia, bipolar, transtorno dissociativo de identidade), e a teoria secular referida como “abordagem dimensional” serão examinados com mais cuidado e comparados com os primeiros exemplos históricos registrados de psicose. Da mesma forma, o conteúdo e a causa de delírios e alucinações serão investigados mais minuciosamente. A loucura é realmente uma anormalidade, ou o que foi descrito como doença mental é um aspecto infeliz e prejudicial da natureza humana normal?

Problemas médicos, natureza física e parceria com médicos

Professor(a):

Como se reconhece se uma pessoa está lutando com um problema físico válido ou com uma questão moral. Nesta semana de aulas, os participantes aprenderão a discernir os problemas de uma pessoa e poderão trabalhar com médicos que têm a mesma fé. Da mesma forma, os participantes ouvirão discussões sobre dualismo versus materialismo e observarão o desígnio das Escrituras de Deus para o corpo. Além disso, questões como a importância do sono e os efeitos da privação do sono serão examinadas, bem como a compreensão do DSM-5.

Entendendo e aconselhando famílias com filhos diagnosticados com TDAH

Professor: Dr. Paulo Tavares

O número de crianças rotuladas como tendo TDAH e estigmatizadas como anormais continua a crescer rapidamente. Controvérsias e mal-entendidos cercam o tópico do TDAH e, apesar dos avanços tecnológicos, os principais médicos e teóricos ainda carecem de respostas válidas para explicar ou remediar as mentalidades e os comportamentos conhecidos como TDAH. Ninguém de qualquer lado da questão nega que as crianças estejam lutando e se comportando mal, mas como esses comportamentos são percebidos, interpretados e abordados são regularmente discordantes. A Bíblia oferece uma abordagem única e confiável para interpretar e resolver os comportamentos conhecidos hoje como TDAH. As aulas desta semana começarão a discussão abordando as filosofias e a história subjacentes que criaram o construto. Os participantes poderão discernir melhor as crianças rotuladas como portadoras de TDAH, como melhor ajudá-las e também obter uma clareza geral sobre o construto psiquiátrico.

Psicologia Humanista versus Aconselhamento Bíblico

Professor(a)

Existe alguma verdade na psicologia secular? Existe alguma verdade na psicologia secular que não é encontrada pela primeira vez nas Escrituras? Nesta semana de aulas, “estudar a alma” e restaurar a alma será examinado e comparado a partir de duas visões de mundo diferentes: bíblica e humanística. Os ensinamentos de Cristo e os ensinamentos do pai da psicologia moderna (Wilhelm Wundt) serão comparados e contrastados. Além disso, os participantes aprenderão a discernir ideias humanísticas ao lerem a psicologia secular.

Compreendendo e Aconselhando casos de “vícios” a partir de uma perspectiva bíblica

Professor: Dr. Mark Shaw

Os transtornos de dependência/abuso de substâncias são alguns dos primeiros construtos sociais que foram transformados em supostas doenças mentais no início do século XIX. Antes dessa transformação, a busca de substâncias era vista como adoração e dependência equivocadas, e não como uma doença geneticamente herdada. As aulas desta semana se concentrarão nas perspectivas secular e cristã para as mesmas mentalidades, emoções e comportamentos, e equiparão o participante para aconselhar de uma maneira que forneça esperança e um remédio genuíno para o que foi descrito como uma situação desesperadora.

Entendendo e Aconselhando Casos de Depressão

Professor(a)

Esta semana de aulas examinará a síndrome da depressão do DSM-5 e a comparará com a verdade bíblica e a evidência empírica para determinar sua verdadeira natureza. Algumas das principais perguntas que serão respondidas são: (1) A depressão é principalmente um problema físico ou um aspecto espiritual da natureza humana? (2) Existe uma definição subjetiva de depressão ou é uma construção social que representa lutas diferentes para pessoas diferentes? (3) A depressão é normal ou anormal? (4) Existe esperança para a depressão? (5) Quais são os termos e conceitos bíblicos que são importantes nesta discussão? Essas e muitas outras perguntas serão abordadas a fim de equipar o conselheiro para entender e praticamente oferecer aconselhamento bíblico.