PÓS-GRADUAÇÃO EM ACONSELHAMENTO BÍBLICO

curso Description

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Grande área: Teologia

Coordenador do curso e sua titulação: Airton Williams (Mestre em Teologia; pós-graduado em Ciências da Religião; Especialização em Aconselhamento Bíblico).

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
  • Período de realização:

– O curso tem 10 (dez) disciplinas e será ministrado em 10 (dez) módulos, um para cada disciplina.

– O curso tem 18 meses de duração, sendo 12 (doze) para realização dos estudos e mais 6 (seis) para apresentação de TCC.

– Ao final do curso será exigida a elaboração e apresentação de um TCC, contendo entre 15 – 60 páginas, que deverá ser entregue no prazo de até seis meses após a conclusão da última disciplina cursada.

  • Carga horária: 420 horas
  • Tipo: Especialização/Pós-graduação Lato Sensu
  • Periodicidade do curso: mensal
  • Modalidade do curso: Presencial
  • Público alvo: Pastores, líderes religiosos, pregadores leigos, psicólogos e ao público em geral que tenham diploma reconhecido pelo MEC de bacharelado em Teologia ou áreas afins.
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS DO CURSO

Até meados do século XX a tarefa pastoral incluía o aconselhamento bíblico. Com o avanço do pensamento humanista sobre as estruturas teológicas, esta responsabilidade foi relegada à psicologia. Todavia, o cuidar e o aconselhar andam juntos na tarefa pastoral, havendo necessidade de se resgatar esta dinâmica na comunidade eclesiástica. Assim, este curso visa formar conselheiros cristãos aptos a ajudar pessoas em suas crises existenciais, à luz da Palavra de Deus.

Objetivos do curso:

Objetivo Geral:

Capacitação de conselheiros que saibam interpretar os problemas existenciais à luz da Palavra de Deus, e orientar os aconselhandos num processo de libertação e crescimento espiritual.

Objetivos Específicos:

  • Fomentar a elaboração de uma metodologia bíblica na abordagem dos conflitos existenciais;
  • Construir referenciais teóricos e práticos na solução de conflitos à luz da Palavra de Deus.
  • Fundamentar, biblicamente, uma perspectiva antropológica que ajude a compreender a personalidade humana e seus conflitos.
ESTRUTURA

Processo seletivo

  • Pré-requisito: Graduação reconhecida pelo MEC.
  • Inscrições: Serão feitas mediante a apresentação do certificado de conclusão do curso de graduação, reconhecido pelo MEC. No ato da inscrição deverá ser apresentado o curriculum vitae e agendadas as datas para a entrevista com o coordenador do curso e o exame seletivo.

Processo de avaliação:

O desempenho do aluno será aferido através dos trabalhos de conclusão de cada módulo, seminários, artigos e demais atividades constantes dos programas das disciplinas.

Trabalho de Conclusão de Curso:

Monografia, artigos e afins, elaborados pelo aluno, em tempo hábil, com orientação e acompanhamento de um professor, indicado pelo coordenador do curso, contendo entre 15-60 páginas, que será apresentada a uma Banca Examinadora e diante dela defendida.

Investimento:

20 parcelas de R$ 223,00 (Duzentos e vinte e três reais). O aluno que efetuar o pagamento até o dia 10 de cada mês, obterá um desconto de 10% reduzindo sua parcela para R$ 200,88 ( Duzentos reais e oitenta e oito centavos).

FUNCIONAMENTO DO CURSO

O curso ocorrerá uma vez por semana, sendo transmitido através da internet (via aplicativo ou site), conforme orientação do professor ao aluno. O aluno deverá estar presente nos horários das aulas, que serão transmitidas ao vivo. Cabe ao aluno disponibilizar os meio (através de equipamentos) para ter acesso as aulas.

Visão da Ciência e Método Científico com ênfase na execução de pesquisas e na produção de trabalhos científicos.

Reflexão sobre o processo educacional no Ensino Superior e sua importância no contexto social considerando o significado e o valor da metodologia no fazer docente do Ensino Superior

Descrição dos fundamentos bíblicos que sustentam o aconselhamento.

Estudo da personalidade humana à luz da Bíblia em diálogo crítico com a psicologia.

Estudo dos princípios e procedimentos no aconselhamento bíblico.

Estudo da pregação como ferramenta de aconselhamento.

Estudo dos principais conflitos familiares e suas intervenções bíblicas.

Estudo da dinâmica dos hábitos escravizadores e os procedimentos de intervenção bíblica.

Estudo das patologias que originam problemas psicológicos e das doenças psicossomáticas.

Estudo da natureza, propósito e distúrbios da sexualidade à luz da Bíblia.